sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DENGUE CRESCE EM SERRITA

Notificações de casos de dengue crescem 12,25% em Pernambuco

Publicado em 03.02.2011, às 10h45

Do JC OnlineCom informações de Isabelle Figueirôa, direto da Secretaria de Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) já registrou a notificação de 513 casos da doença, em 49 municípios do Estado
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) já registrou a notificação de 513 casos da doença, em 49 municípios do Estado
Foto: Isabelle Figueirôa/JC Online
O Governo de Pernambuco vai investir R$ 5 milhões no Plano de Contingência da Dengue em 2011. Em um mês, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já registrou a notificação de 513 casos da doença, em 49 municípios do Estado. Os números representam um aumento de 12,25% em relação ao mesmo período do ano passado.

Liderando o ranking de maior número de notificações está o município de Afogados da Ingazeira, no Sertão, com 102 registros. Em seguida, vem Caruaru e Serrita, ambos com 60 notificações cada; Ipojuca, com 24; e Tabira, registrando 22 casos. Recife ocupa o 8º lugar, com 19 notificações. [Assista à entrevista com o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, sobre os eixos básicos da ação]
As notificações, porém, não representam o número real de casos da doença, pois incluem também a quantidade de casos ainda em suspeita e que podem, posteriormente, ser descartados. De acordo com a diretora geral de Controles e Agravos de Doenças da SES, Rosilene Hans, as notificações são encaradas não só como registro de aumento do número de casos, mas também uma forma de perceber o aumento da detecção.
"É possível que esse aumento tenha sido provocado pelo aumento dos casos de dengue, sim, mas também pode ser que tenha sido provocado pela maior amplitude da detecção da doença, já que as pessoas estão mais conscientes com relação aos sintomas. De qualquer forma, contribui para um conhecimento real da situação da dengue no Estado e torna mais fácil a elaboração das campanhas e ações de combate", explicou Hans. [Veja a apresentação oficial do plano].