domingo, 10 de abril de 2011

A Morte do Vaqueiro Raimundo Jacó



A Morte do Vaqueiro Raimundo Jacó

Vídeo da segunda edição do ‘Revelando os Brasis’. 
O vídeo A Morte do Vaqueiro Raimundo Jacó, de Sônia Ferreira,  A ficção baseada em uma história verídica é uma das produções realizadas na segunda edição do Projeto Revelando os Brasis.
Vaqueiro famoso no município de Serrita (PE), Jacó é traído e assassinado por um rival. O assasino de Jacó foge e, desde então, familiares e amigos passaram a considerar Jacó como herói e celebrar a ‘Missa do Vaqueiro’ no local onde ele foi enterrado. Realizada anualmente, a missa é celebrada no terceiro domingo do mês de julho, na cidade e com a presença de vaqueiros de várias regiões do Brasil.
As primeiras imagens de A Morte do Vaqueiro Raimundo Jacó foram feitas durante a ‘Missa do Vaqueiro’, em 2006. Um dos maiores eventos culturais e festivos de Pernambuco, a missa consolidou a figura do vaqueiro no imaginário popular do Nordeste, e foi o ponto de partida para o vídeo de Sônia Ferreira.
A imagem 'http://www.cultura.gov.br/upload/web%2001_1179778500.jpg' contém erros e não pode ser exibida.
A Morte do Vaqueiro Raimundo Jacó
Moradores da cidade integram o elenco. Para representar os personagens principais (Raimundo Jacó e seu assassino, José), a diretora escolheu os vaqueiros Cícero Mendes e Chico Justino. Ambos são integrantes do Coral Aboios de Serrita, especializado no canto de aboio (usado pelos vaqueiros para tocar o gado). O grupo, formado por 11 rapazes, também faz rimas de improviso. Cenários e figurinos foram obtidos com a ajuda da população.
Serrita – Está localizada no sertão pernambucano a cerca de 468 Km de Recife. Município voltado para a agropecuária, fazia parte da antiga cidade de Salgueiro, do qual se separou, em 1928. Abrigou várias famílias cearenses originadas do Vale do Cariri, formando um núcleo de população rural.
Revelando os Brasis na TV
Os vídeos do Projeto vêm sendo veiculados em programas semanais, inéditos, apresentados pela jornalista Helena Lara Resende, com 30 minutos de duração. A cada programa é exibido o documentário, seguido de entrevista com o diretor. Os realizadores contam suas experiências na produção e explicam como os filmes transformaram o cotidiano das localidades e pessoas retratadas.
Iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC), em parceria com o Instituto Marlin Azul e o Canal Futura, o Projeto Revelando os Brasis tem como objetivo promover a inclusão e a formação audiovisual em municípios brasileiros com até 20 mil habitantes.
Informações sobre o Projeto: www.revelandoosbrasis.com.br e (27) 3327-2751.
Informações à imprensa: (61) 3316-2044

(Texto: Thaís Alves, Secretaria do Audiovisual/MinC)
(Edição: Carol Lobo, Comunicação Social/MinC)