Provavelmente você já se comoveu com pessoas deficientes que passam dentro de carros de som, com familiares ou amigos pedindo ajuda para realizar tratamento médico. Ao som de músicas religiosas e bem penosas, algumas pessoas percorrem várias ruas de Salgueiro e cidades vizinhas clamando por doação de roupas, alimentos, dinheiro e outros mantimentos, para tratar “seus parentes deficientes”. Os doentes são expostos dentro dos veículos, obrigados a aguentar o olhar repugnante das pessoas.
Embora muita gente realmente precise de ajuda, nem sempre a prática é realizada com o objetivo principal de auxiliar os deficientes. Segundo o cidadão salgueirense, Raniere Ferreira, muitos desses pedintes, que são oriundos de estados vizinhos como Ceará e Paraíba, objetivam principalmente o dinheiro, e os recursos algumas vezes são desviados para outras finalidades.
- JÁ conheci pessoas que compraram os alimentos doados, pois o único interesse desse tipo de gente é dinheiro mesmo. Isso ofende os verdadeiros deficientes e enfermos que na maioria das vezes não precisam se expor, nem expor ao ridículo os moradores de nossa cidade. É uma falta de respeito para com deficientes. Isso é uma grande farsa que precisa ser combatida e exposta ao conhecimento dos salgueirenses de boa-fé - delata Raniere.
Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes