segunda-feira, 25 de julho de 2011

Missa do Vaqueiro evoca mais uma vez a tradição e a fé do povo sertanejo

img_2573
Criada em tríplice parceria entre Luiz Gonzaga, padre João Câncio e João Bandeira, para homenagear o guardador de gado Raimundo Jacó (morto traiçoeiramente na zona rural de Serrita no ano de 1954), a Missa do Vaqueiro se fortalece a cada ano como uma das principais manifestações de fé, tradição e devoção de todo Pernambuco.
O evento que é promovido atualmente pela Fundação Padre João Câncio, teve sua 41ª edição concluída na manhã deste domingo (24) no Parque Nacional do Vaqueiro, Sítio Lajes, zona rural de Serrita, com celebração da tão famosa ‘Missa do Vaqueiro’ comandada pelo bispo da Diocese Salgueiro, Dom Magnus Henrique. Este ano a celebração eucarística foi ministrada pelo bispo com auxílio dos párocos padre José Nilton, da Paróquia Santa Cruz, e padre José Porfírio, pároco de Serrita.
Um dos únicos meios de comunicação de Salgueiro presente na celebração, o blog de Alvinho Patriota ouviu o bispo Dom Magnus, que demonstrou satisfação em participar pela primeira vez da manifestação cultural. “O bispo deve ir onde o povo estar. Então como bispo, nessa manifestação de fé e cultural, a igreja deve se fazer presente e ao mesmo tempo caminhar e cultivar tudo o que é cultura”, colocou, ressaltando em seguida que “o Sertão deve mostrar sua cultura para o mundo”.
o Pe. José Nilton, destacando a importância do evento para toda a região. “Esse é um momento de fé, participação de um povo, manifestação da fé simples do homem do campo e do vaqueiro. É uma grande alegria, um dia de graça, um dia de benções para todo o Sertão”, analisou.
Já o prefeito de Serrita, Carlos Cecílio (PMDB), afirmou que esta foi uma das melhores edições de todos os tempos do evento, enfatizando a participação dos visitantes de vários municípios de Pernambuco, de outros estados brasileiros e até do exterior. “Nós recebemos aqui, inclusive, visitantes de Portugal”, comemorou o gestor serritense, aproveitando para convidar toda a população do Brasil para participar da Missa do Vaqueiro de 2012, que, segundo ele, vai ser ainda melhor.
A missa deste domingo foi prestigiada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) - acompanhado de seis secretários estaduais -, além do deputado estadual Raimundo Pimentel (PSB) e políticos de toda a região. Veículos de imprensa de todo o Estado disputaram espaço para pegar a melhor imagem, o melhor registro da celebração que contou com apresentações de Josildo Sá e do Coral de Aboio de Serrita. As principais atrações do evento foram os vaqueiros advindos de vários municípios sertanejos, como Terra Nova, Floresta e Cabrobó.
img_2575