terça-feira, 19 de julho de 2011

RAIMUNDO JACÓ

A morte e saga de um vaqueiro - Uma outra versão

documentov4

documentov4001

Todos Conhecem a historia da Missa do Vaqueiro, mas, poucos sabem que todo “causo” possui registro oficial, a historia mais famosa se parece muito com a literatura de Cordel… “No dia 08 de julho do ano de 1954, ambos partiram à procura de uma rês de estimado valor e famosa por suas astúcias animais. A rês pertencia a patroa e fora alcançada por Raimundo Jacó.
Miguel chegou logo atraz de Jacó e se deparou com ele calmamente fumando o seu cigarro sentado perto do açude do sítio Lajes - Serrita - PE, a Rês amarrada e o seu fiel companheiro cachorro ao seu lado. vendo isso Miguel ficou bastante irritado e com muita inveja, Pegou uma pedra de regular tamanho e bateu fortemente na cabeça de Jacó.
Essa é a historia famosa e divulgada, mas registros oficiais contam mais detalhes, e pasmem!!! segundo Processo Penal que tramitou na Justiça de Serrita, em sua sentença sobre o caso o Juiz da época da Comarca, JOSÉ ALVES VIEIRA MACIEL, NÃO CONDENOU MIGUEL PELA MORTE DO FAMOSO RAIMUNDO JACÓ.. vejamos parte da transcrição da Sentença:
OS PRESENTES AUTOS NÃO FORNECEM ELEMENTOS QUE PERMITAM IMPUTAR AO ACUSADO A RESPONSABILIDADE QUE LHE FOI ATRIBUIDA, NA DENUNCIA.”
“ NÃO BOSQUEJA A MAIS LIGEIRA PROVA DO CRIME, QUANTO MAIS A SUA AUTORIA”
“OS DEPOIMENTOS INFORMAM QUE, NÃO SÓ O ACUSADO É PESSOA DE CONDUTA EXEMPLAR, COMO QUE NÃO HAVIA MOTIVOS QUE O INDUZISSE A ELIMINAR O SEU COMPANHEIRO DE TRABALHO..
“IMPRONUNCIO O RÉU MIGUEL LOPES FILHO  DA ACUSAÇÃO QUE LHE É INTENTADA…”
SERRITA, 8 DE MARÇO DE 1956
JOSÉ ALVES VIEIRA MACIEL
JUIZ DE DIREITO
Diante dos registros, e com o final do processo, fica a duvida? Como morreu o famoso Raimundo Jacó, Vaqueiro e figura mítica de Serrita?! Pontos que apenas alimentam a GRANDE HISTÓRIA DO FAMOSO VAQUEIRO! Muito semelhante ao mito Yankee Americano do O.K CURRAL e suas intermináveis versões.. mitos e lendas que engrandecem um povo, uma nação!




Por Esmeraldo Cruz Sampaio - Defensor Público - Serrita - Pernambuco