quarta-feira, 30 de maio de 2012

Grupo britânico, responsável pela marca Johnnie Walker, anuncia compra da cachaça brasileira Ypióca



A empresa de aguardente cearense, Ypióca, foi vendida por R$ 931 milhões, para o grupo britânico Diageo, conhecida no Brasil, principalmente, pela fabricação do whisky Johnnie Walker e da vodka Smirnoff. O motivo da compra estaria relacionado ao interesse da companhia inglesa em aumentar sua renda no País até 2015, informa o JC Online.
A Ypióca possui cinco fábricas, sendo quatro no interior do Ceará e uma no Rio Grande do Norte. A previsão é de que as negociações sejam concluídas até o próximo mês.
A companhia detém 8% do mercado total de cachaças no Brasil, atrás da Pitú (12%) e 51 (24%), que juntas com a VB formam metade da categoria. Já no segmento premium de cachaças, a participação da Ypióca chega a 62%.
A empresa foi criada pelo português Dario Telles de Menezes em 1846. Atualmente, possuí a capacidade de produzir cerca de 126 milhões de litros de aguardente por ano. Seu quadro de funcionários é composto de 3.200 pessoas.
Com a compra, a previsão é de que este número aumente para quase quatro mil trabalhadores. Dentre seus principais produtos estão a Ypióca 160, eleita a melhor cachaça premium; a Ypióca Red Fruits e a Ypíóca Lemon.
Postado por Sávio Barros.Umãs-PE.