domingo, 3 de junho de 2012

Padre Lino é sepultado com muita emoção em Serrita

Momentos de emoção marcaram o velório e sepultamento de Padre Lino Della Morte nesta sexta-feira (01) na cidade de Serrita. Nascido na Itália, o padre que por tantos anos evangelizou o povo do Sertão Central escolheu Serrita para ser enterrado. As homenagens ao pároco começaram por volta das 11h na chegada do cortejo que partiu de Salgueiro às 10h. Dezenas de pessoas aguardavam o corpo do sacerdote na entrada da vila que leva o nome do padre, uma homenagem que a Prefeitura do Município prestou para o pároco ainda em vida. Por 26 anos Padre Lino acumulou relevantes serviços nas comunidades de Serrita e Cedro.
Depois do cortejo pelas ruas da ‘Capital do Vaqueiro’ o corpo foi acolhido na Igreja Matriz, onde foi lido um histórico sobre a vida de Padre Lino, desde seu nascimento na Itália, até sua chegada a Serrita em 1986, a convite do então bispo da Diocese Petrolina, Dom Paulo Cardoso. Além de Padre Lino, Dom Paulo trouxe para região Padre Remi, para servir na comunidade católica de Salgueiro. Os dois párocos mantinham uma grande amizade.
Após a homenagem na Igreja Matriz foi realizada Missa de Corpo Presente no calçadão da igreja, celebrada pelo bispo da Diocese Salgueiro, Dom Magnus Henrique; concelebrada por Dom Paulo Cardoso; pelo bispo da Diocese Petrolina, Dom Manoel, e vários padres. Em sua fala Dom Magnus disse que apesar de se chamar Lino Della Morte, o padre poderia ser chamado de Lino da vida, da esperança, da humildade, do amor e da doação. Para o bispo diocesano de Salgueiro, Padre Lino é um santo.
O prefeito de Serrita, Carlos Cecílio, destacou a humildade de Padre Lino ao relatar um caso em que o pároco teria recebido 500 euros da família, mas pediu para o prefeito comprar o sino da Capela São Pedro, que estava sendo construída pela prefeitura. Cecílio ainda disse que Padre Lino recusou até o troco, pedindo para que o prefeito comprasse quatro pneus para o carro da paróquia. A história foi aplaudida por todos os presentes na missa. 
Nos momentos finais da missa o grupo Coral de Aboio cantou a toada ‘O Padre e o Vaqueiro’. O corpo foi sepultado por volta das 20h no cemitério local.
Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes