terça-feira, 2 de outubro de 2012

assassinos do Vereador de Serrita - PE “Ze Pedro” são presos


Equipe “Malhas da Lei” captura acusados pelo assassinato do Vereador de Serrita - PE “Ze Pedro” ocorrido no ano de 1999


FASE INVESTIGATÓRIA - No desígnio de dar cumprimento às metas estipuladas pela Secretaria de Defesa Social, do Estado de Pernambuco referentes à Operação Malhas da Lei, Policiais Militares do 8ºBPM e Policiais Civis que compõem a equipe da 23ª DESEC (Delegacia Seccional de Polícia Civil de Salgueiro), em poder dos Mandados de Prisão Preventiva expedidos pelo Exmº Sr. Juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Serrita - PE, contra os réus MANOEL ANTONIO DA SILVA, “”,FRANCISCO ANTONIO DA SILVA Maezinha” e JOÃO ANTONIO DA SILVA “Nêgo”, acusados de haverem assassinado a tiros o vereador do Município de Serrita - PE JOSÉ JOSIVAL DE SOUZA, "Zé de Pedro", fato ocorrido no dia 16 SET 1999 naquele município, a equipe policial  passou a investigar o paradeiro dos acusados e após meses de diligências preliminares acabaram por descobrir que os acoimados estariam residindo no Município de Matões, Estado do Maranhão.

A VIAGEM:  No dia 26 SET 2012, (quarta-feira), por volta das 14:30h, devidamente autorizada, a Equipe “Malhas da Lei” viajou com destino ao Estado do Maranhão, com parada em Teresina-PI  para estalagem, depois de percorrer aproximadamente 600Km. No dia 27 SET 2012, (quinta-feira) por volta das 05:00h, retomaram a viagem pela PI 130 e após percorrer mais 90Km chegaram às margens do Rio Parnaíba onde foi necessária a utilização de uma Balsa para a travessia do veículo. Do outro lado, já no Estado do Maranhão, percorreram mais 25Km chegando à Cidade de Matões, por volta das 11:30min.

AS PRISÕES: Quinta-feira, (27 SET 2012), às 11:30: Iniciando as diligências pelas ruas da cidade buscando os pontos de referência colhidos na investigação preliminar e confirmando a precisão dos endereços, a “Equipe Malhas da Lei” procurou as autoridades policiais locais (Policia Civil e Militar), e após se identificarem, apresentaram ao Sargento PM daquele EstadoF. OLIVEIRA a missão a ser cumprida e a partir daí passaram a traçar um plano de atuação tendo em vista que os endereços colhidos anteriormente estavam distribuídos entre a zona urbana e rural daquele município. Com o apoio amplo do efetivo da Companhia de Polícia Militar local, conseguiram localizar e prender JOÃO ANTONIO DA SILVA “Nêgo”, o qual, no momento da prisão se encontrava pilotando uma motocicleta pela cidade. Após a prisão de “Nêgo”, os policiais se deslocaram para o povoado de Bela vista, a aproximadamente 05Km da cidade, com acesso por estrada carroçável, onde conseguiram surpreender os outros dois acusados MANOEL ANTONIO DA SILVA, “”, e FRANCISCO ANTONIO DA SILVAMaezinha”, os quais estavam no interior da residência do seu genitor. Após a prisão, os acusados foram conduzidos para Cidade de Salgueiro, aonde foram apresentados na 23ªDESEC através de respectivo Boletim de Ocorrência  e após os procedimentos legais, foi encerrada a missão policial com o recolhimento dos Réus para o Presidio Local, onde ficaram à disposição do poder judiciario. 


   


O CRIME: O vereador JOSÉ JOSIVAL DE SOUZA, "Zé Pedro", do Município de Serrita - PE foi assassinado na madrugada do dia 16 SET 1999, com dois tiros de revólver calibre 32. O crime aconteceu no Sítio Lagoinha, a 60 quilômetros do município, durante um casamento.
De acordo com depoimentos prestados por testemunhas, o vereador, conhecido popularmente como "Zé de Pedro", contratou um caminhão para levar eleitores da zona rural para um casamento de um correligionário político no Sítio Lagoinha. No caminho, os passageiros começaram a fazer barulho e "Zé de Pedro", pediu silêncio, ameaçando deixar na estrada quem não se calasse. Dois dos acusados do crime se encontravam no caminhão, segundo garantiu uma testemunha que não quis se identificar. Mais tarde, durante a festa de casamento, um rapaz, identificado como "Tonho" veio tomar satisfações com o vereador pelas reclamações feitas durante a viagem. "Uma testemunha informou que "Zé de Pedro", saiu com o Tonho, com a mão em seu ombro", disse o delegado regional de Salgueiro, Vamberto Gomes, que apurou o caso na época.
Quando "Zé de Pedro" saiu com Tonho, os outros três acusados, todos irmãos do acompanhante do vereador, seguiram os dois. As testemunhas garantem que "Zé de Pedro" pretendia pegar seu carro para levar alguns familiares de volta para casa, quando encontrou com os acusados. Um deles, supostamente o Tonho, realizou dois disparos, atingindo o vereador no peito e nas costas. “Não foi comprovado se já existia alguma rixa entre os irmãos e o vereador, afirmou o delegado”.

"Zé de Pedro" foi socorrido para o hospital da Cidade de Jardim, no Estado do Ceará, mas morreu antes de ser atendido. No período os outros três responsáveis pelo homicídio foram identificados apenas pelos apelidos de Mãezinha Nêgo. Policiais civis e militares saíram em perseguição do grupo, mas não conseguiram resultados positivos pelo fato dos criminosos conhecerem bem a região da caatinga, rota de fuga dos implicados.