sábado, 7 de maio de 2011

FENESE- Feira de Negócios e Centro de Atividades Econômicas

Carlos Cecílio, prefeito do município de Serrita, reuniu toda a imprensa de Salgueiro e cidades circunvizinhas na manhã desta sexta-feira (06) com intuito de prestar informações sobre a 1ª Feira de Negócios em Serrita e Exposição de Caprinos e Ovinos (Fenese) e a respeito da inauguração do Centro de Atividades Econômicas do Município. Entrevista coletiva teve início por volta das 11h no Auditório do Hotel Imperador, localizado no bairro homônimo, na cidade de Salgueiro.

centro
No começo da coletiva, Cecílio falou sobre as dificuldades enfrentadas por Serrita em decorrência de sua área geográfica, no entanto expôs as potencialidades do município, destacando a caprinovinulcultura, pecuária e agricultura. “Nós temos um rebanho em torno de 38 mil cabeças de caprinos e ovinos, o segundo maior do Sertão de Pernambuco. Nós somos o primeiro no Sertão de Pernambuco na criação de gado, com mais de 25 mil cabeças (…). Temos 3,8 mil agricultores registrados economicamente e 990 pecuaristas registrados também”, enfatizou.
O prefeito da Capital do Vaqueiro também falou sobre as condições de vida dos moradores da zona rural. “O município tem 90% da sua população da zona rural eletrificada e 55% da população que reside na zona rural têm água encanada na torneira”, disse. “Nós temos 42 associações registradas, que ajudam muito na organização do governo. Temos uma média de 10 açudes de grande porte e de médio porte públicos, a exemplo do Açude do Caruá que tem uma adutora que abastece mais de 300 famílias, onde fica sediada a Vila Zé Pedro lá no Povoado do Caruá. Enfim, temos grandes projetos para levar água encanada para outras localidades”, completou, lembrando que Serrita também é um grande exportador de manga.
Depois de fazer a breve apresentação do cenário socioeconômico do município, Carlos Cecílio falou sobre o Centro de Atividades Econômicas. “É uma obra importante para Serrita e região. Uma obra ousada, que carece e merece o respeito de todos nós e, sobretudo, a visita de toda a população agora na inauguração de suas instalações”, afirmou. Cecílio declarou que considera o centro a mola propulsora do desenvolvimento econômico, não só de Serrita, mas de toda região. No local, segundo Carlos, os feirantes poderão comercializar seus produtos com uma melhor infraestrutura. “Lá em Serrita acontece a feira todas as segundas-feiras e os produtos são negociados no meio da rua e no centro o comerciante terá o seu prédio, suas prateleiras para pode expor suas mercadorias”, observou.
No centro, de acordo com o administrador municipal, haverá o melhoramento da genética do rebanho com inseminação artificial e com reprodutores de raça. “E assim fazer em curto prazo, que o nosso rebanho possa dobrar ou triplicar e assim crescer em toda região”, revelou, informando em seguida que o centro abrigará posteriormente a Secretaria de Agricultura do Município, a Adagro, o IPA, o Ibama e um Posto Avançado do Detran. Segundo Cecílio os recursos para a construção do Centro de Atividades foram adquiridos através de uma parceria entre a prefeitura municipal com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Na primeira etapa de construção foram gastos R$ 1,3 milhão. Já na segunda etapa a prefeitura fechará convênio com o Ministério da Integração Nacional para angariar R$ 900 mil.
Sobre a 1ª Fenese, Cecílio disse que espera um grande público no evento. Afirmou que a prefeitura está realizando a feira com muito entusiasmo e dedicação. “Nosso objetivo maior não é a festa. A festa é um complemento. Nosso objetivo maior é fazer o evento em grande estilo, com muito otimismo, com muita vontade de dizer assim: ‘vamos crescer juntos’”, expôs.
A 1ª Feira de Negócios em Serrita acontecerá de 20 a 23 deste mês com o objetivo de inaugurar o Centro de Atividades Econômicas. O evento contará com diversos estandes expondo produtos de empresas da região, além de exposição de caprinos, ovinos e suínos. Shows de artistas nacionais e regionais também fazem parte da programação da 1ª Fenese. A dupla Zezé di Camargo e Luciano é a atração mais aguardada da feira. Os cantores de “É o amor” dão início ao evento no dia 20. Carlos Cecílio fez questão de informar que a entrada festa é gratuita. Primeira Fenese é uma realização da Prefeitura Municipal de Serrita e da Fundação João Câncio em parceria com diversas instituições.