domingo, 8 de maio de 2011

Nove municípios de PE decretam estado de calamidade pública

A Defesa Civil de Pernambuco divulgou neste domingo (8) números atualizados da situação das cidades afetadas pelas enchentes que atingiram o estado na última semana. Nove municípios declararam estado de calamidade pública e 26 estão em situação de emergência; ao todo, 55 sofreram com os efeitos das chuvas. Até o último balanço, 18 municípios estavam em situação de emergência.



O estado de calamidade pública está um nível acima da situação de emergência na classificação dos efeitos que um desastre provoca sobre a comunidade. Nos dois casos, o município consegue acelerar o repasse de recursos dos governos estadual e federal para reparar os danos.
Os nove municípios que decretaram estado de calamidade pública foram Água Preta, Barreiros, Catende, Cortês, Jaqueira, Maraial, Palmares, Primavera e Xexéu.
Os 26 que estão em situação de emergência são Amaraji, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bom Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Casinhas, Cumaru, Escada, Gameleira, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Nazaré da Mata, Passira, Paudalho, Pombos, Ribeirão, Rio Formoso, São Lourenço da Mata, São Vicente Férrer, Sirinhaém, Tamandaré, Timbaúba, Vicência e Vitória de Santo Antão.
Segundo o governo estadual, há 4.935 famílias desabrigadas e 10.193 desalojadas – que deixaram suas casas por precaução, mas não perderam a residência. Foram instalados 227 abrigos e duas pessoas morreram em decorrência das chuvas – uma em Camaragibe e outra em Jaqueira.