sexta-feira, 3 de junho de 2011

Justiça abre processo contra jovem que ofendeu nordestinos no Twitter

A Justiça Federal de São Paulo, demorou mais finalmente tomou uma atitude em relação a uma twiteira que descriminou os nosdestinos, após denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF).
A notícia foi anunciada, nesta quinta-feira (2) e a estudante de direito MAYARA PENTEADO PETRUSO vai responder por crime de racismo. A estudante postou em seu perfil no Twitter mensagem de incitação à discriminação no dia 31 de outubro de 2010. Na ocasião, pouco após a divulgação do resultado do segundo turno das eleições presidenciais, a jovem publicou a seguinte mensagem em seu microblog: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”.
 
A tal frase gerou uma série de críticas a mesma na rede social em em jornais . Ao prestar depoimento ao MPF, a jovem assumiu que postou os comentários em sua página do Twitter, confirmando ainda ser a criadora do perfil. A denúncia foi oferecida no último 3 de maio e o processo aberto no último dia 4 de maio. 
 
O crime de racismo, disposto no artigo 20 da lei 7716/89, prevê pena de 1 a 3 anos de prisão e multa - pena que pode subir para 2 a 5 anos de prisão e multa, caso o crime seja cometido via meios de comunicação social.

É ridículo perceber que nos dia de hoje pessoas letradas, com nível superior e alguns até com pós graduação, seja capazes de atos tão ignorantes e arcaicos. Que bom que a justiça tomou uma atitude. Somos todos brasileiros e não importa em que região nascemos , todos merecemos respeito.

Amannda Oliveira